quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Produção de textos instrucionais utilizando regras de brincadeiras

Disciplina Série: 2° ano
Língua Portuguesa

Conteúdo:Produção de textos

Objetivos:

Com este trabalho, pretende-se que os alunos sejam capazes de:Falar e ouvir em diversas situações nas quais faz sentido expor opiniões, ouvir com atenção, sintetizar idéias, defender pontos de vista e replicar;- Perceber as propriedades da escrita: letras como representação de fonemas, direção da escrita, combinação das letras, formas e tipos de letras;- Ler e escrever diversos tipos de textos em situações comunicativas específicas;- Valorizar o resgate das brincadeiras, comparando-as no espaço e no tempo

Introdução

Alfabetizar significa muito mais que simplesmente ensinar a traçar letras ou decodificar palavras. Este plano de aula propõe, através do tema "brincadeiras: ontem e hoje", atividades em que a criança possa se apropriar do sistema de escrita, ao mesmo tempo em que vai conhecendo a linguagem escrita, ou seja, os diversos tipos de textos presentes na sociedade. Os alunos vão pesquisar brincadeiras da infância de seus pais, farão votação para determinar as brincadeiras preferidas de ontem e de hoje e produzirão textos com instruções sobre essas brincadeiras para divulgação em cartazes na escola.
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Desenvolvimento
Fazer com as crianças um roteiro de entrevista para que pesquisem junto aos pais e familiares as brincadeiras de seu tempo de infância. Essa pesquisa pode conter perguntas como: "Quais eram as brincadeiras preferidas quando você era criança?", "Quais eram as regras dessas brincadeiras?" ou "Quantas crianças podiam participar?".

Solicite que algumas leiam a pesquisa para a classe e que outras contem de memória o que os pais explicaram sobre suas brincadeiras de criança;

Selecionar algumas brincadeiras pesquisadas para, na lousa, junto com as crianças, elaborar as instruções que explicam as brincadeiras escolhidas. Dessa forma, você estará mostrando às crianças um modelo de texto que deve atender a certas condições de produção para atender um objetivo específico;

Agrupar as brincadeiras comuns numa lista e pedir que cada dupla de alunos escolha uma brincadeira que será divulgada para as outras turmas da escola por meio de um cartaz com o nome da brincadeira e o jeito de brincar;

Fazer com os alunos uma lista de brincadeiras atuais, colocando-as em ordem alfabética;

Elaborar um cartaz com as crianças no qual conste, de um lado, os nomes das brincadeiras de hoje e, de outro, das brincadeiras de antigamente. Organize a divulgação do cartaz na escola;

Elaborar uma cédula (mimeografada, xerocada ou impressa) da qual constem as brincadeiras levantadas pelos alunos e fazer uma votação para escolher três delas;

Junto com as crianças, faça a apuração das mais votadas, colocando na lousa o levantamento dos dados; Dividir a classe em três grandes grupos: cada grupo deverá elaborar as regras de cada brincadeira mais votada.

Cada grupo será subdividido em duplas que organizarão suas regras no caderno; Escrever na lousa as regras das três brincadeiras selecionadas. Para cada brincadeira, as duplas darão, oralmente, suas contribuições que serão negociadas com a classe toda até se chegar ao texto final que melhor esclareça as regras das três brincadeiras selecionadas;

Estabelecer uma data, um espaço e os materiais necessários para que as crianças coloquem em prática as três brincadeiras escolhidas e comparem-nas com as instruções dadas por escrito: estão claras? seguem o passo-a-passo da brincadeira? ajudam na organização? quais modificações devem ser feitas nos textos, tendo em vista sua eficácia no desenvolvimento das brincadeiras selecionadas?

Finalizando a atividade, organizar junto com as crianças cartazes com cada uma das três brincadeiras mais votadas e suas regras. Estes cartazes deverão ser afixados fora da sala de aula para divulgação do trabalho.

Recursos Materiais:

Cartolina, papel sulfite, lápis de cor/cera e canetas coloridas, câmera digital

Avaliação

Ao longo do desenvolvimento da atividade, é possível avaliar como o aluno:

a) utilizou a linguagem (oral e escrita) em determinadas situações nas quais faz sentido falar, ouvir, ler ou escrever;

b) discutiu oralmente;

c) colaborou com o grupo no roteiro de pesquisa com os pais;

d) organizou individual e coletivamente os dados coletados na pesquisa;

e) escreveu as regras das brincadeiras, negociando com os colegas a elaboração das instruções;

f) trabalhou os aspectos gráficos e os elementos lingüísticos dos textos trabalhados: lista, texto de instruções e cartaz.

g) elaborou sínteses escritas para divulgação do trabalhos através de cartazes;

h) relacionou suas hipóteses de escrita com as propriedades da escrita convencional, quando foi necessário ajustar o que fala ou ouve com o que precisa escrever..

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