terça-feira, 23 de novembro de 2010

CONCEITUANDO CURRÍCULO E SUA INTEGRAÇÃO COM COM AS TECNOLOGIAS

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, os currículos escolares promovem uma definição das disciplinas e distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos.
O currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para alcançar os objetivos propostos. O currículo especifica o que, como e quando ensinar e o que como e quando avaliar.
Hoje são inegáveis as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, quando o professor tem objetivos claros na sua utilização, conhece os recursos que utiliza e integra-os ao seu projeto curricular. Esta integração potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na sala de aula, redimensionando o papel da escola e do professor, através do uso das tecnologias no desenvolvimento de projetos com os alunos,
Para que o uso das novas tecnologias de informação e comunicação beneficie a formação dos alunos, é necessário capacitar, antes da chegada dos equipamentos às escolas, professores e técnicos de suporte.
O professor, neste contexto de mudança, precisa saber orientar os educandos sobre onde colher informação, como tratá-la e como utilizá-la.

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